Comentários

(7)
Alexsander Siqueira, Estudante de Direito
Alexsander Siqueira
Comentário · há 7 anos
Lei para colocar pessoas sem mérito no cargo de quem tem mérito. Quanto à dívida histórica, outro equívoco.. O Estado Brasileiro usou de mão de obra escrava negra apenas por 66 anos, tempo insuficiente para gerar desigualdade social na monta de resultar em dívida histórica.

A escravidão propriamente dita, em território brasileiro, foi estabelecida, mantida e usufruída exclusivamente pelo Estado de Portugal, que exercia soberania sobre o Brasil. Sendo assim, a fala "Estado injusto que escravizou" é apenas um engodo para o oportunismo prevalecer.

Há ainda que se ressaltar que, uma vez promulgada a constituição de 1988, o atual Estado Brasileiro só pode responder por atos praticados anteriormente que foram recepcionados na nova ordem. Afinal, o a Constituição é o marco da criação de um Estado soberano. Não há qualquer ranço de racismo na nova carta.

Tampouco o Estado brasileiro se beneficiou economicamente da mão de obra escrava negra. Devemos lembrar que o Brasil se emancipou herdando uma pesada dívida, único fruto econômico da colonização portuguesa. Estado injusto? Sim.. Mas o Estado de Portugal. Todos nós brasileiros somos credores de uma dívida histórica cujo devedor é exclusivamente o Estado de Portugal.
De todo modo, está passando no Parlamento a lei que acaba com a estabilidade no serviço público. Em breve, a única coisa que fazia valer a pena se dedicar tanto para um concurso vai deixar de existir. Essa lei malandra de cotas vai perder muito da sua força, já que demissão por improdutividade e baixa eficiência estará disponível à chefia imediata. Então, quem passou sem mérito, se não se virar para exercer a função com eficiência, vai voltar para o mi mi mi. A não ser que consiga empossar num local emparelhado com os "cumpanheiros".
2
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Alexsander

Carregando